terça-feira, 16 de setembro de 2008

O café na Marina...



Quando falamos de marina, vêm-nos à ideia as paragens do Mónaco, de Saint-Tropez, de Miami... mas não é do cafézinho em nenhuma destas que falarei hoje, mas sim de uma muito mais próxima.


A Marina de que vos falo é a de Vila Real de Santo António. Com o Guadiana mesmo ali ao lado, e a Espanha a espreitar já da outra margem, a paisagem da "villa blanca" de Ayamonte, e a foz do Guadiana a fazer adivinhar o Oceano Atlântico, e as correntes provenientes do Mediterrâneo, banhando as praias quentes do Sotavento Algarvio.

É ali que, na Cafetaria da "Associação Naval do Guadiana", sobranceira à antiga Alfândega de Vila Real de Santo António, e no local onde antes era a bilheteira para os ferries que circulam entre a fronteira algarvia e a Andalucia, se pode degustar o café a qualquer hora do dia.

Com uma decoração interior muito sóbria, pautada pelos "baixos-relevos" com perfis de embarcações tradicionais, e uma esplanada bastante convidativa a um relax, pedimos o café, aqui da marca "Camelo" (um espécime originário do "deserto", como bem convem nestas paragens a sul). O café apresentado é de aroma e de sabor intenso. Surpreende-nos a conta, que não nos faz aperceber que estamos numa das mais importantes regiões turisticas de Portugal, ainda mais que os cafés se fizeram acompanhar da tradicional "Amarguinha" servida com gelo e limão q.b. e com uma rapidez de impressionar.
Como habitualmente, deixamos o resumo. Para este café:
Qualidade da tiragem - 4
Serviço - 4
Qualidade do café - 3,5
Apreciação geral -
4

Recomenda-se vivamente a quem deambula pelas ruas da Vila Pombalina. Passeie pelos jardins da Baixa-mar, e antes de se embrenhar na aventura de atravessar o rio Guadiana até à margem andaluza, pare por aqui... vai ver que não se arrepende.

Até ao próximo cafézinho...

Nenhum comentário: